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FERRAMENTAS DE GESTÃO
gestão

O termo Gestor refere-se ao indivíduo, pertencente à uma organização, a quem compete a organização, direção e planejamento com fins à otimização do funcionamento desta organizações através da tomada de decisões racionais e fundamentadas na coleta, tratamento e interpretação de dados e informação. Hoje, na sociedade do conhecimento, pós industrial, o Gestor, por definição,  contribui para o seu desenvolvimento e para a satisfação dos interesses de todos os Stakeholders da empresa e para a satisfação de necessidades da sociedade em geral.

Chamamos de Ferramentas de Gestão a diversos “instrumentos” que auxiliam administradores, gestores ou executivos a controlar, medir, melhorar, planejar e organizar. Assim como qualquer “ferramenta”, o segredo está na identificação do instrumento mais adequado e de sua competente utilização.

Importante observar que não basta conhecer a técnica. É preciso saber discernir onde e quando usá-la, pois todo instrumento tem uma finalidade, vantagens desvantagens e características próprias. Você sabe usar um martelo? Um martelo é a ferramenta adequada para fixar um parafuso?

Segundo Deming, 94% de todos os problemas administrativos devem-se a causas comuns que podem ser atribuídas a processos, aos métodos; e apenas 6% podem ser atribuídas aos operários. Ishikawa afirma algo do mesmo nível: 65% a 80% dos problemas que afetam uma empresa são de responsabilidade da gerência, isto é, não são de responsabilidade dos operários. Em ações multidisciplinares e em equipe, as ferramentas de produtividade e gestão fazem o papel de procedimento e padrão, mas não solucionam magicamente um problema. Apenas ajudam a identificá-lo, definir e acompanhar providências e avaliar soluções, resultados e prevenções.

Por fim é importante observar que o uso de ferramentas administrativas dissociado de uma cultura adequada não costuma trazer resultados duradouros.

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5w2h5W 2H

5W2H é uma metodologista para checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível. Por definição, é um mapeamento de determinada tarefa que estabelece o que será feito, como e por que, quem e como executará, em que tempo e com qual custo.
Esta ferramenta é extremamente útil para as empresas, uma vez que elimina por completo qualquer dúvida que possa surgir sobre um processo ou sua atividade. Em um meio ágil e competitivo, a ausência de dúvidas agiliza as atividades a serem desenvolvidas. afinal, um erro na transmissão de informações pode acarretar diversos prejuízos à sua empresa.
Esta ferramenta é uma das mais fáceis de ser implementada e traz grandes benefícios para os gestores e suas atividades organizacionais.

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puzzle_06APOIO À VISÃO

As ações que gostaríamos de empreender em geral carecem do apoio de outras pessoas para transformar nossa visão  em realidade. Bem como, é verdade, as outras pessoas da organização também precisam de nós, para levar a frente os seus propósitos. O nosso desejo é que os nossos usuários, fornecedores, subordinados e chefes estejam todos de acordo com a nossa visão.
Esta ferramenta propõe ações que facilitam ao gestor um caminho consistente na implementação de um ambiente empreendedor. Reforça o uso de táticas diretas, privilegia uma postura de autonomia produtiva dos envolvidos, e cultiva a transparência no trato das questões típicas do cotidiano da empresa.

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negociadorAVALIAÇÃO DO NEGOCIADOR

Quais as características e quais habilidades interpessoais devem possuir um bom negociador?
Como vocè se comporta ao negociar?
Alguns negociadores preferem identificar aspectos negativos do Outro que ele pode criticar. No entanto, existe a alternativa de se concentrar nos aspectos positivos.

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canvasCANVAS

O Business Model Canvas facilita a elaboração e análise de um modelo de negócio, seja ele novo ou existente. É uma ferramenta de gerenciamento estratégico na forma de mapa visual de nove blocos para construir suas atividades.
Foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder e pode ser também uma receita de estratégia, que deve estar sempre sendo revisado cada quadrante ao longo do tempo para saber se cada um está sendo bem atendido ou se é necessário fazer alteração em algum deles para se conseguir um melhor resultado. O mapa é um resumo dos pontos chave de um plano de negócio, mas não deixa de excluir um plano de negócio em si, é uma ferramenta menos formal que pode ser utilizada com mais frequência no dia a dia.
O Business Model Canvas pode ser impresso numa grande superfície para grupos de pessoas começarem esboçar e discutir elementos do modelo de negócios com lembretes em Post-it ou marcadores para quadro branco. É uma ferramenta que fomenta o entendimento, a discussão, a criatividade e a análise
A aplicação do Business Model Canvas pode facilitar muito a concepção de novos produtos e serviços, através do exercício e estudo de seus nove elementos fundamentais. Também possibilita divergir e convergir opiniões, criando assim um entendimento comum entre os envolvidos e gerando indicadores fortes para a inovação estratégica.
 

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checklistCHECK LIST DE EVENTOS

Check-list das diversas fases para a realização de um evento, dentro da atividade promocional. Preparado pelo Comitê de Promoção da ABA - Associação Brasileira de Anunciantes.
Define-se Evento como um acontecimento excepcional, de tempo determinado, gerador de grande envolvimento e mobilização de um grupo ou comunidade”.
Esta definição é bastante formal, mas expressa a grande gama de variações que podemos ter com um evento. Podemos dividir um evento em quatro modalidades básicas: • Esportivo; • Artístico; • Social; • Mercadológico.

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Johari-WindowJANELA DE JOHARI

Um dos maiores desafios do Homem ainda continua sendo a compreensão de si mesmo e as relações com os outros.
Para explicar os complexos mecanismos da personalidade humana, dois pesquisadores, psicólogos, Joseph Luft e Harry Ingham desenvolveram um modelo denominado Janela de Johari. Este sistema ilustra aspectos da personalidade humana e do seu comportamento diante dos processos de comunicação, de relacionamento interpessoal e de aprendizagem em grupo.
Esta Ferramenta conceitual, foi criada por Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955
A palavra Johari, tem origem na composição dos prenomes dos seus criadores: Jo(seph) e Hari(Harrington).
Tem como objetivo auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos entre indivíduos, grupos ou organizações.
O conceito tem um modelo de representação, que permite, revelar o grau de lucidez nas relações interpessoais, relativamente a um dado ego, classificando os elementos que as dominam, num gráfico de duas entradas (janela): busca de feedback versus auto-exposição, subdividido em quatro áreas.

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metaMETA

O termo Meta deve ser utilizado para marcar um indivíduo, grupo ou organização se posicionando numa situação futura cobiçada através da implementação de esforços específicos e resultados mensuráveis (objetivos). Quando uma pessoa ou grupo estabelece um objetivo, deve ter ciência de que este objetivo vem primeiro no tempo e no lugar. Estabelecer uma Meta exige orientação de prioridades, o que significa dizer que, muitas vezes, abrimos mão de outros alvos que deverão ser considerados secundárias. Uma meta exige tempo e dedicação para ser atingida.

Objetivos e metas são alvos ou fins que o administrador deseja atingir. As metas devem ser específicas, desafiantes, realistas, qualificadas e associadas a um horizonte de tempo, aceitáveis para os que devem atingi-los e consistentes.

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Pareto-chartPARETO, DIAGRAMA DE - PRINCÍPIO 80/20

Você já ouviu falar da “Lei do Menor Esforço”?
Sinônimo de má-vontade e preguiça essa “Lei” se baseia, na verdade, no Princípio 80/20, descoberto em 1897 pelo economista italiano Vilfredo Pareto (1848-1923). Pareto detectou uma distribuição desigual na riqueza e no poder em relação à população total. Ao estudar o fenômeno observou que, matematicamente, 80% da riqueza estava nas mãos de apenas 20% da população. O diagrama de Pareto é um recurso gráfico que demonstra essa proporção.
Para o autor, compreender o Princípio 80/20 é conquistar um amplo poder de discernimento do que ocorre à sua volta.

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PDCAP.D.C.A.

O PDCA é um método para solução de problemas que estabelece Procedimentos (procedures) e determina Funções (functions). Permite sub-dividir as condutas para execução de toda e qualquer atividade da organização em diversas partes, sendo cada uma delas responsável por executar determinada tarefa (um procedimento ou função). É, portanto uma ferramenta de gestão que permite a um líder orientar o trabalho de uma equipe de forma organizada e orientada.
Aqui incorporamos o uso de outras ferramentas necessárias a implantação do PDCA, tais como o Brainstorm, a Matriz G.U.T. e o Diagrama de Ishikawa.

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negativePositivePOSITIVO, NEGATIVO, IMPORTANTE

PNI é uma ferramenta que tem como objetivo explorar uma idéia pela análise de seus pontos fortes, fracos e interessantes.
Ao invés de dizer simplesmente que gosta ou não gosta de uma idéia, você pode usar o
PNI para explorar melhor seus diversos aspectos, antes de fazer seu julgamento.

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ImportantePRIORIDADE: URGÊNCIA X IMPORTÂNCIA

O RELOGIO E A BUSSOLA. Estamos sempre tomando decisões sobre a forma de usar nosso tempo. Estamos, também, sempre nos deparando com as consequências urgentedessas decisões. Muitas vezes não gostamos delas, em virtude da lacuna entre a maneira como usamos nosso tempo e o que acreditamos ser realmente importante em nossas vidas. Nossa dificuldade para colocar as prioridades em primeiro lugar pode ser caracterizada pelo contraste entre dois instrumentos poderosos que nos dirigem: O RELOGIO, que representa os compromissos, as reuniões, os horários, as metas e as atividades (como GERENCIAMOS nosso tempo) e a BUSSOLA, que representa nossa visão, valores, princípios, missão, consciência e direção (como CONDUZIMOS nossa vida em direção ao que é importante).

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scamperS.C.A.M.P.E.R.

A técnica SCAMPER, criada por Robert (Bob) Eberle, é um dos melhores exemplos de como orientar de forma focada a criatividade de uma equipe. SCAMPER é um acrônimo de sete tipos de perguntas que devemos formular ante um desafio.

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swotS.W.O.T.

A Matriz SWOT ou FOFA fornece a base para o estabelecimento de objetivos e estratégias No gerenciamento dos riscos, o diagnóstico é a fase do planejamento, que avalia mais variáveis internas, comparando-as com as do ambiente externo.

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