1600x400-MktEducacional.jpg

Obrigatoriamente as instituições de ensino devem zelar pela melhor concepção e execução do planejamento escolar. Uma Metodologia de Ensino satisfatória influi direta e positivamente na retenção e, certamente, nas matrículas por indicações.

Entretanto, se uma instituição de ensino enfrenta dificuldades em reter estudantes e repor egressos, mantendo ou aumentando seu ticket médio, corre o risco de entrar em um círculo vicioso:

 

Metodologia de qualidade não pode ser devidamente testada e mantida por falta de uma amostragem suficientemente grande de estudantes e suporte financeiro.

 

6d667a3983224782d947a8467e1e63e8.png

 

Metodologia ruim, torna difícil reter estudantes

ou conseguir indicações para aumentar essa amostragem.

 

Muito diferente de estratégias de venda ou departamento comercial, o Marketing Educacional funciona como uma ligação entre a escola, as famílias e toda comunidade escolar. Fazendo um paralelo com as Metodologias Educacionais, o Marketing Escolar consiste em um conjunto de ferramentas e estratégias que trabalham desde o relacionamento com as famílias e com os estudantes até a imagem, a marca e a identidade da instituição.

De forma alguma, afirmamos que a instituição deva servir apenas a interesses de mercado. Educação vai muito além dos interesses dos proprietários tendo uma importante função social. O ponto aqui é que deve haver uma interação harmoniosa, permitindo vantagens recíprocas entre estratégias didáticas e estratégias de marketing.

Já a algum tempo o Marketing Educacional vem ganhando importância. Com os efeitos da pandemia e as consequentes mudanças do cenário educacional tudo isso se agudizou. Isso porque, além de oferecer Metodologias de qualidade e adaptadas às novas realidades e necessidades de mercado, as instituições de ensino precisam se diferenciar, deixando claro o tipo de estudante que quer formar e os métodos que utiliza para isso.

BD10219_.GIF

Comunicação com diferentes públicos e atores educacionais:


Marketing Educacional é a ponte para construir um relacionamento mais próximo, claro e sólido com famílias, estudantes, professores, acionistas, parceiros e comunidade, que fazem parte de todo o processo. Aqui, sua função é detectar os mais eficientes meios de comunicação e determinar a linguagem e o tom mais adequados para o conteúdo a ser veiculado.

BD10219_.GIF

Organização e divulgação de eventos:


Mkt Educacional não está presente apenas no momento da campanha de matrículas, e na captação e retenção dos estudantes. É fundamental para uma constante interação com os diversos públicos educacionais. Ao promover, reuniões, capacitações, e outros eventos, sistemática e frequentemente, demonstra se importar com a formação integral dos estudantes, com o aperfeiçoamento de seus métodos de ensino, mostrando a importância de estar próxima à comunidade e sua intenção de construir valores em conjunto.

BD10219_.GIF

Captação de alunos e campanha de matrícula:


Todos os esforços, estratégias e ações institucionais executados durante todo o período letivo convergem para o período de conversão e captação de estudantes através da campanha de inscrições para concursos de bolsas e matrículas. Conversão e retenção são resultados de um bom relacionamento desenvolvido ao longo do ano. 

Arquitetura do Negócio.jpg

Muitos negócios continuam utilizando como métrica para seu resultado apenas o número de novos clientes, outros contabilizam somente o número de visitantes. É fundamental entender que no decorrer do processos existem etapas. Conhecer, entender e analisar a dinâmica presente em cada etapa permite mapear falhas no encaminhamento e possíveis pontos de melhoria, além de garantir que os esforços nas ações diárias aumentem a velocidade e a qualidade dos resultados.

Nossa estratégia se baseia em ganhar o interesse das pessoas e fazer com que esses potenciais clientes nos encontrem. Utiliza a ideia do marketing de entrada, diferenciando-se assim do Marketing convencional que usa táticas para ir até os potenciais clientes e oferecer a eles os produtos ou serviços.

A ideia é fazer com que potenciais clientes que realmente estejam interessadas no que oferecemos chegue até nós, ao invés de oferecer nossos serviços para as pessoas em geral, atraindo e conquistando leads qualificados.