balls2.jpg

M A R K E T I N G     E S P O R T I V O

 

Considerando o esporte como um fenômeno multifacetado o Marketing Esportivo é uma ferramenta de trabalho que visa desenvolver o esporte, através da aplicação específica dos princípios e processos de administração, marketing e negócios a atletas, times, ligas, federações, eventos, e espetáculos, em fim.

 

O interesse no esporte moderno vem crescendo na medida em que este fenômeno ganha importância econômica, cultural e educacional, passando a ser uma nova área que atua dentro da “indústria do esporte”, movimentando bilhões em todo o mundo.

selecaojogfut01.jpg

M A R K E T I N G    N O    E S P O R T E

Acontecimentos esportivos são excelentes ferramentas de visibilidade. Permitem a fixação de um nome, uma marca, logotipo ou logomarca, gerando um maior poder de retenção na mente, e consequentemente uma maior participação no mercado. O Marketing no Esporte favorece ações de investimentos, feitos tanto pela iniciativa privada quanto pública, visando retorno de imagem e de mercado, como conseqüência dos trabalhos de comunicação.

Sports-Management-Jobs.jpg

Dentre as formas mais comuns de marketing no esporte temos:
* PatrocÌnio ou apoio a equipes, eventos e/ou atletas;
* Compra de espaço nas mÌdias que transmitem eventos (durante ou nos intervalos do evento);
* Compra de espaços fÌsicos de exibição, comercialização ou exposição, nos locais de eventos;
* Licenciamentos;
* Franquias;
* Promoção de venda.